LETÍCIA MELRO
UMA LINDA E COMPETENTE CHEF.
Água e cerveja seria nossa primeira escolha para acompanhar o tempero indiano curry, contudo o desafio pretendido será harmonizar com bom vinho o complexo prato tailandês desenvolvido pela linda e competente Chef. Letícia Melro (foto). O Vinho neste caso será um coadjuvante, um ator que dê brilho ao script, contudo não ofusque a estrela principal do espetáculo.
A função principal de uma harmonização é em tese criar elos que possam dar sinergia entre (no nosso caso) o vinho e um bom prato. Os fatores para que isto ocorra de forma correta são muitos, sendo que o bom senso é na verdade e será sempre ao nosso entender o melhor princípio de todos, pois a percepção dos nuances em que a criação gastronômica foi produzida será o principal elemento para que a bebida escolhida não entre em conflito ou venha a empobrecer o que justamente pretendia salientar.
A Chef Letícia Melro produziu um prato ousado, levando em conta na nossa leitura dois principais elemento que salientam e dão assinatura a seu prato, são justamente o amendoim e o curry, o curry este tempero indiano é na verdade um elemento vastamente utilizado na cozinha mundial, a qualidade do mesmo é que exalta ou pode comprometer uma boa criação, não só nos caso da cozinha indiana ou hindu que se utilizam bastante deste saboroso composto, pois a cozinha mediterrânea e a moderna cozinha fusion encontra neste colorido composto idéias absolutamente sensacionais para enaltecer e dar qualidade aos pratos, já a proposta do amendoim, bem como a utilização de técnicas da cozinha tailandesa, principalmente pela grande sensibilidade que o cozinheiro têm que deter no momento de utilizar-lo, vejam que é um composto que além do amendoim e do curry, há também o uso do gengibre e do tamarino, isso sim é que nos parece diferencial e ousadia.
Camarão Tailandês com molho de Amendoim
CHEF LETICIA MELRO BENTES
Fonte: www.toquesdechef.blogspot.com
Ingredientes para o camarão
2 colheres de chá de açúcar
1 maço de coentro
1 dente de alho
1 cm de gengibre fresco picado
1/2 pimenta verde picadinha sem semente
3 colheres de sopa de óleo de girassol
16 camarões grandes descascados
Ramos de Alecrim
Modo de preparo
Misture o açúcar, o coentro, o alho, o gengibre, a pimenta e o óleo e bata com um pilão até formar uma pasta. Despeje nos camarões e deixe marinar por 30 minutos. Enquanto isso faça o molho de amendoim.
Após a marinada enfie os camarões nos talos de alecrim. Doure em uma grelha bem quente por 3 minutos cada lado.
Sirva com o molho.
Molho de amendoim
2 colheres de chá de polpa de tamarindo
1 1/2 copos de leite de coco
1 colher de sopa de curry
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
90g de amendoim torrado e moído
Modo de preparo
Aqueça 1/3 do leite de coco até ferver e acione o curry, deixe por 3 minutos em fogo baixo para liberar o sabor. Junte o açúcar, o resto do leite de coco e o tamarindo (coado). Deixe ferver e acrescente o amendoim. Espere reduzir um pouco até ficar cremoso.
HARMONIZAÇÃO:
Utilizaremos um conceito bem primário que será saber qual uva melhor se adaptará com um molho de amendoim, contudo o verdadeiro desafio é o curry, pois se alguns pratos são sutilmente temperados com este tempero sempre mereceram um vinho cuidadosamente selecionado. Sendo assim irei pela tendência dos extremos de estilo: o primeiro será levando em consideração o vinho branco e um espumante, acredito que conseguiremos proporcionar em nossas escolhas vinhos de buquê bem frutados e boa acidez, no segundo momento tentarei ser ousado e levar em consideração 01 (um) vinho tinto, uma vez que o curry pode se transformar em uma excelente plataforma para se apreciar um bom vinho tinto, lembramos que este prato é bastante diferenciado e, poucas serão as opção que teremos para harmonizar o mesmo com um bom tinto. O tinto escolhido (se conseguimos acertar) deverá ser bem frutado com corpo leve, podendo ter um teor alcoólico pouco para cima, digamos algo em torno de 13,5 a 14 GL, nossa pretensão é conseguir fazer com que o paladar perceba a intensidade e o frescor da uva escolhida, feito isto podemos sim tentar melhorar o sabor exótico da proposta tailandesa de nossa jovem Chef.
Para os brancos iremos propor algumas variedades de uvas ainda pouco conhecidas em nossa região, levarei em conta principalmente o (custo x benefício), o que quero fazer é com que nossa proposta seja completamente viável ao bolso de quem se propor a realiza - lá.
O nosso primeiro branco será o Filipa Pato Ensaios Branco 2003, feito com as uvas Arinto e Bical, refere-se a experimentos de Filipa, filha do conhecido enólogo Luiz Pato (sou fã desse cara), fermentado em madeira usada, é sutil, com boa fruta madura e mineral, corpo médio e elegante acidez, casta portuguesa da região da Bairrada, leve, cítrico, com um corpo marcante.
A segunda escolha recai sobre um espumante nacional desta surpreendente vinícola Dal Pizzol e agora também premiada, pois nossa escolha recebeu a Medalha de Prata no VINALIES 2010. Considerado o maior concurso do mundo, o evento, que distinguiu o Dal Pizzol Do Lugar Espumante Charmat Brut, foi realizado de 26 de fevereiro a 2 de março em Paris, na França, esse espumante é elaborado pelo Método Charmat, a partir do vinho base da Pinot Noir e Chardonnay. Apresenta-se brilhante de coloração amarelo com reflexos esverdeados, com borbulhas intensas, delicioso na boca e sempre será uma boa recomendação para acompanhar os exóticos pratos orientais,
sua harmonização é recomendada ainda para acompanhar aperitivos leves e com frutas, bom com massas, vai muito bem também com pescados e frutos do mar.
Agora vem o grande desafio que será encontra um vinho tinto que possa acompanhar essa proposta, lembrando que estamos tratando com camarões, que por se só já seria bastante complicado, soma-se ainda o fator preço, já que queremos realizar uma harmonização viável à maioria do humanos, então vamos nessa, esperamos sinceramente que dê certo.
A única uva que consigo pensar no momento para enfrentar este desafio e competir com um caril (curry) é a Pinotage, O vinho é em nossa opinião um dos melhores vinhos Sul Africanos, levando em consideração o (custo x benefício), uma vez que tenho que me ater no valor do mesmo, pois bem, anotem o nome desta preciosidade que é o Pinotage 2006 (Beyerskloof), saboroso e moderno, com o típico sabor da Pinotage, a mais emblemática uva da África do Sul, este ótimo tinto é elaborado por Beyers Truter, para alguns escritores e jornalistas especializados é no momento o maior especialista nesta casta. É um vinho intenso, com bastante personalidade, tem uma cor vermelho rubi, complexo com sabores de frutas escuras e vermelhas, aromas de carvalho, bem estruturado e equilibrado, com um acabamento suave que pode ser apreciado jovem, mas pode ser guardado para consumo dentro de alguns anos. É um vinho que vai muito bem com frutos do mar, alias poucos tintos se dão tão bem com pratos marinhos quanto os Pinotages, provem que temos a certeza da aprovação de nossa idéia.
Ufa! Hoje não foi fácil, contudo fizemos o melhor dentro de nosso resumido conhecimento do universo do vinho, ficaremos desta por aqui, deixando que vocês possam concluir nossa proposta. Experimentem a idéia que repassamos e, nos retorne, construindo propostas e criticas, pois será sempre um prazer falar de gastronomia e do vinho em nosso espaço, grande abraço a todos e um beijo muito especial para Letícia e seu filhote o Mateus, pois nós do lado de cá não duvidamos de sua capacidade e amor pela profissão que escolheu.
Tio Sérgio, não tenho nem palavras...
ResponderExcluirObrigada pelas palavras e pelo post que ficou muitooo bom. Um beijo grande e obrigada mais uma vez pelo carinho. :**
Letícia Melro
taças jateadas com o seu nome ou sua logomarca.
ResponderExcluircontato: 82 19430810.
contato: 82 91430810 / 30357841
ResponderExcluirfixxo
taças jateadas